Programação Dia 11

SÁBADO, DIA 11 DE ABRIL

13h

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo

Cidades reais x Cidades fantásticas – Construção de cenários fantásticos a partir de cidades reais

Conteúdo

Como é construir livros fantásticos a partir de cidades reais, como é ambientar histórias de fantasia, terror ou sci-fi em pontos turísticos conhecidos? Essa é a pergunta que os autores desse painel tiveram que responder em suas obras que utilizam cidades reais ambientando suas histórias.

Participantes:

Ana Recalde

Roteirista das HQs Beladona, Patre Primordium e da antologia Feitiço da Vila. Em Beladona, a história acontece no mundo real, no Rio de janeiro, e no mundo dos pesadelos.

Lauro Kociuba

Autor do blog Pais Geeks e autor de A Liga dos Artesãos (Alvores vol. 1) – livro de fantasia moderna que se passa em Curitiba.

Leo Lopes

Formado em Comunicação e Direito, é o autor de RIO: Zona de Guerra, livro policial cyberpunk que utiliza como cenário um Rio de Janeiro futurista.

 

13h50min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo

História Alternativa, Ficção Histórica e Ficção Alternativa – Estratégias Narrativas, Semelhanças e Diferenças

Conteúdo

Como seria o Brasil do século XXI se houvéssemos perdido a Guerra do Paraguai? E se Drácula houvesse sobrevivido no fim da obra-prima de Bram Stoker? Como seria o panorama das Guerras Napoleônicas se ambos os lados usassem dragões como uma espécie de força aérea avant de lettre? Essas e outras questões são debatidas na mesa História Alternativa, Ficção Histórica e Ficção Alternativa.

Participantes:

Eduardo Kasse

@edkasse, escritor e produtor de conteúdo.  Autor da Série Tempos de Sangue.  Tem duas paixões: a literatura e os cães.  E, por incrível que pareça, elas se complementam. Site: eduardokasse.com.br.

Flávio Cesar de Medeiros Jr.

Nasceu e vive em Belo Horizonte (MG), com esposa e dois filhos.  Formou-se em Medicina pela UFMG, especializando-se em Oftalmologia.  Escritor de literatura fantástica, tem três romances publicados: Quintessência (2004); Casas de Vampiro (2010) e Homens e Monstros – A Guerra Fria Vitoriana (2013).  Participa também com contos e noveletas em diversas antologias. Vencedor do Prêmio Argos (Melhor História Curta), segundo lugar no Prêmio Hydra e segundo lugar no XXII Concurso de Contos Petros, todos em 2012, é membro do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da SFWA (Science Fiction & Fantasy Writers Association).

Gerson Lodi-Ribeiro

Publicou as noveletas na Asimov’s brasileira: “Alienígenas Mitológicos” e “A Ética da Traição”.  Autor das coletâneas Outras Histórias…; O Vampiro de Nova Holanda; Outros Brasis; Taikodom: Crônicas e As Melhores Histórias de Carla Cristina Pereira, e dos romances Xochiquetzal: uma Princesa Asteca entre os Incas; A Guardiã da Memória e Aventuras do Vampiro de Palmares.  Criador do universo ficcional Taikodom.  Antologista de Phantastica Brasiliana; Como Era Gostosa a Minha Alienígena!; Erótica Fantástica 1; Vaporpunk; Dieselpunk; Solarpunk e Super-Heróis.

 

14h40min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo

Que fase! – A literatura fantástica aqui e agora.

Conteúdo

O cenário atual da literatura fantástica dentro e fora do Brasil, discutido por autores que nunca negaram suas raízes no absurdo. Como está o momento para o leitor e para o mercado editorial? É possível viver apenas da produção da escrita? Quais são as próximas ondas na ficção? Quem ganha com isso?

Participantes:

Nicole Siebel

É gaúcha, acadêmica do curso de Letras da FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara), livreira há mais de cinco anos e escritora iniciante. Já participou de algumas coletâneas de contos e, atualmente, mantém o blog Meiga & Maléfica, onde publica contos e resenhas, e é coordenadora da sessão de literatura do Portal 42, site de entretenimento voltado para a cultura pop.

Eric Novello

É autor, tradutor e roteirista. Lançou seu primeiro livro em 2004, e desde então publicou em diferentes coletâneas, sites e jornais literários. Seus livros mais recentes são Neon Azul (2010), A Sombra no Sol (2012) e Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues, lançado em 2014 pela Editora Gutenberg. Nas horas vagas, cuida de seu gato de fumaça e escuta sua coleção imaginária de vinis de blues.

Felipe Castilho

Mora em São Paulo, pelos menos até quando existir água potável. É autor dos livros Ouro, Fogo & Megabytes (2012) e Prata, Terra & Lua Cheia (2013), que fazem parte da série O Legado Folclórico, publicada pela Editora Gutenberg. Também escreveu a HQ Imagine Zumbis na Copa (2014), em parceria com o ilustrador Tainan Rocha, além de lecionar Roteiro na Quanta Academia de Artes. Se o nível da Cantareira continuar subindo, promete lançar mais três trabalhos em 2015.

Gustavo Girardi Brasman

É autor, palestrante, colunista da Record e promotor de eventos de cultura POP. Criador da saga Crônicas dos Senhores de Castelo, a qual possui três volumes publicados do total de cinco. Brasman também criou, em 2014, o evento MegaCON, onde reuniu 5 mil fãs de literatura, cinema, HQ e games. Cavaleiro de Atena, Potterhead, Jedi, Semideus e discípulo do mestre Kami, Brasman usa sua criatividade para fazer mundos fantásticos, onde o impossível é algo impossível de não acontecer.

 

15h30min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo

Como Traduzir Palavras em Imagens Fantásticas

Conteúdo

Quando cria uma obra, o escritor imagina um universo que existe apenas na sua mente. Enquanto ele existe somente na forma de texto, cada leitor tem a liberdade de também imaginar esse mundo de uma forma mais ou menos pessoal. Mas a partir do envolvimento do trabalho de um ilustrador, esse universo de palavras é traduzido para um universo visual que não é exatamente o do autor, nem do leitor, mas da tradução que o artista faz da palavra para a imagem. O bate-papo será sobre esse processo, seus limites e desafios!

Participantes

Denis Mello 

Produz quadrinhos desde 2009, quando debutou com PALESTINA, e desde então produz quadrinhos com as mais variadas temáticas, desde bebedeiras até terror, sendo este último o gênero de BELADONA, seu principal trabalho até agora. Formado pela Escola de Belas-Artes da UFRJ em 2013, Denis participa também do circuito artístico local, tendo colaborado com algumas exposições coletivas no Rio de Janeiro, tanto com grupos universitários quanto em iniciativas como a Cow Parade, da qual fez parte em 2011. De sua base em Niterói, trabalha como ilustrador e quadrinista, e eventualmente pode ser encontrado nos principais eventos da área como o FIQ e a Comic Con.

Ursula Dorada 

É ilustradora autodidata que atua em Porto Alegre. Nascida no Rio de Janeiro, começou com publicidade mas se mudou de mala e cuia pro entretenimento. Sua paixão é ilustração, mas também atua como desenhista e colorista de quadrinhos. Atualmente trabalha com as meninas do estúdio Complementares em projetos de quadrinhos, como a HQ A BANDEIRA DO ELEFANTE E DA ARARA, de Christopher Kastensmidt. Além disso, Ursula produziu diversas ilustrações para card game e quadrinhos pros Estados Unidos e para o Reino Unido.

Walter Pax

É o ilustrador gaúcho responsável pelos desenhos da edição brasileira do famoso RPG CHAMADO DE CHTULHU (ed. Terra Incógnita). Também fez parte da antologia em quadrinhos 27SEVEN-Vol2 (ed. Image Comics), indicada ao prêmio Will Eisner. Entre outros trabalhos, destavam-se os zines SUPREME/EXTREME/OBSCENE, e as HQs LEONARDINHO – MEMÓRIAS DO PRIMEIRO MALANDRO BRASILEIRO (ed. Saraiva), IRMÃOS GRIMM EM QUADRINHOS (ed. Desiderata) e A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (ed. Leya/Barba Negra). Walter também atua comostoryboarder e concept designer para filmes publicitários, cinema e TV. Acaba de concluir seu projeto LOVE um livro com ilustrações baseadas no universo do escritor H.P.Lovecraft, lançado em 2015 pela editora iEA. Ele vive em Porto Alegre com a esposa e o filho.

Fabiano Denardin

Não desenha e trabalha editando histórias em quadrinhos para as editoras Mythos Editora e Panini Comics, além de manter os sites outrosquadrinhos.com.br e maisgibis.com.br no ar.

 

16h20min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo

Draco – Literatura fantástica brasileira sem medos

Conteúdo

Como o trabalho de formação de mercado leitor e profissional para a publicação de literatura fantástica brasileira mudou nos últimos 5 anos em que a editora Draco atuou. Recebimento de originais, formação de carreira para escritores e a luta pela presença mais maciça do trabalho nacional nos grandes revendedores.

Participantes:

Cirilo S. Lemos

Nasceu em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, em 1982, nove anos antes do antológico Ten, do Pearl Jam. Foi ajudante de marceneiro, de pedreiro, de sorveteiro, de marmorista, de astronauta. Fritou hambúrgueres, vendeu flores, criou peixes briguentos, estudou História. Desde então se dedica a escrever, dar aulas e preparar os filhos para a inevitável rebelião das máquinas. Gosta de sonhos horríveis, realidades previsíveis, fotos de família e ukuleles. Publicou em Imaginários v. 3 (2010), Dieselpunk (2011), Sherlock Holmes: Aventuras Secretas (2012). É autor do elogiadíssimo romance O Alienado (2012). Twitter @CiriloSL.

Ana Lúcia Merege

É descendente de fenícios do Líbano e do Al-Gharb. É escritora, bibliotecária e mediadora de leitura. Publicou os livros de ficção O Caçador (2009), Pão e Arte (2012) e o ensaio Os Contos de Fadas (2010), além de contos e artigos. Pela Draco, publica a série Athelgard que já tem dois volumes: O Castelo das Águias (2011) e A Ilha dos Ossos (2014), organizou a antologia Excalibur (2013) e participa de várias antologias e na coleção de e-books Contos do Dragão. blog www.castelodasaguias.blogspot.com.

Erick Santos Cardoso

É desenhista de coração e editor de profissão. Mestre em comunicação, amante da cultura pop em todas as suas vertentes. Tem na Editora Draco o seu projeto para produção e desenvolvimento da literatura de entretenimento nacional. /ericksantoscardoso @ericksama

 

17h10min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo

Um real imaginário – um fantástico extraordinário

Conteúdo

A literatura realista é uma composição ficcional. Sob essa ótica podemos entender que o real imaginário se aproxima do fantástico? Como o fantástico lida com o extraordinário? Onde se esconde a ficção e como ela se afirma?

Participantes

Cássio Pantaleoni

Estreou na ficção, em 2000, com a novela Os despertos. Em 2002 publicou a novela Ninguém disse que era assim e, em 2005, o ensaio Desmascarando a Incompetência. Em 2009 fundou a Editora 8INVERSO, primeira editora gaúcha a adquirir títulos internacionais de expressão. Conquistou o segundo lugar no 21º Concurso de Contos Paulo Leminski, edição 2010, e publicou, logo após, o volume de contos Histórias para quem gosta de contar histórias, que foi finalista do Premio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) Livro do Ano, categoria narrativa curta, na edição de 2011. Em 2013 venceu o II Prêmio Guavira de Literatura, concedido pela Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com o volume de contos A sede das pedras, publicado em 2012. Essa mesma obra ainda foi finalista do Premio da AGES, edição 2012. Foi novamente finalista do Concurso de Contos Machado de Assis do Prêmio SESC Distrito Federal de Literatura, edição 2013, com um conto sobre o golpe de 1964. Em 2014 investiu nas áreas infantil e infanto-juvenil, publicando a obra A corda que acorda e a novela O segredo do meu irmão, respectivamente. Já desenvolveu várias oficinas sobre Literatura e Criatividade junto à Feira do Livro de Porto Alegre. Conduz regularmente palestras sobre criação literária, interpretação, filosofia e literatura, em escolas públicas e privadas. Mantém workshops exclusivos com pequenos grupos sobre técnicas de narrativa. Mestre em filosofia.

Simone Saueressig

Nasceu em Campo Bom (RS), em 1964. Estreou na Literatura em 1987, tendo publicado mais de vinte títulos para diferentes públicos e em diferentes gêneros, entre eles a Ficção Científica. Em 2012, seu romance “B9” foi finalista no concurso Argos, promovido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica. Em 2010, conquistou o prêmio Livro do Ano – Narrativa Longa, da Associação Gaúcha de Escritores com o romance “aurum Domini – O ouro das Missões”. Em 2014, publicou “Padrão 20 – A ameaça do Espaço-Tempo” e participou da coletânea “Tu, Frankenstein” ambos editados pela BesouroBox.

Christian David

É biólogo e co-fundador da confraria Reinações. Atualmente atua como vice-presidente administrativo da Associação Gaúcha de Escritores. É também um dos organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica. Recebeu recentemente o Prêmio AGES Livro do Ano por um de seus livros infantis e o 2º Lugar na categoria Literatura Infantil – Poesia no Prêmio Saraiva 100 anos. Nascido e criado em Porto Alegre, vive cercado de livros e filmes de ficção cientifica e fantasia com os quais tem uma antiga e duradoura relação. Utiliza-se dos cenários fantásticos e sobrenaturais para contar suas histórias e discutir suas inquietações, e não planeja parar tão cedo. Tem participado de mesas-redondas abordando a literatura infantojuvenil e de encontros com alunos em escolas do Rio Grande do Sul.

Duda Falcão

Em 2010 fundou com Cesar Alcázar a Argonautas Editora, especializada nos gêneros fantásticos, como o pulp, a fantasia e a ficção científica. Seu primeiro romance de aventura e horror, intitulado Protetores, foi lançado em 2012. No ano seguinte, publicou o livro de contos Mausoléu pela Argonautas Editora – uma coletânea com textos inéditos e outros publicados desde 2009. Em 2013 e 2014 foi curador do Tu Frankenstein, durante a 59ª e 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, evento que nas duas edições reuniu diversos escritores para passar a madrugada na Biblioteca Pública do Estado do RS com o objetivo de produzir contos policiais, de suspense e horror. Em 2014 realizou a coordenação editorial da Coleção Sobrenatural – vol. 1 – Vampiros – da Avec Editora e também do livro Tu Frankenstein 2 da BesouroBox. É também um dos idealizadores da Odisseia de Literatura Fantástica. Atua como professor universitário, sendo Graduado em História, Especialista em Literatura Brasileira e Mestre em Educação.

Anúncios

Um pensamento sobre “Programação Dia 11

  1. Nova programação da 2ª Odisseia de Literatura! | Portal Ju Lund

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s