Programação Dia 10

SEXTA-FEIRA, DIA 10 DE ABRIL

10h

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Encontro com os autores:

Christopher Kastensmidt nasceu nos EUA, mas mora em Porto Alegre desde 2001. É autor de prosa, quadrinhos e poemas publicados em doze países. Sua obra mais conhecida é o mundo ficcional A Bandeira do Elefante e da Arara, cujas histórias renderam para ele o prêmio da revista Realms of Fantasy e uma indicação do prestigioso Prêmio Nebula. Participou da criação de trinta games, totalizando milhões de unidades vendidas, e chegou a ser Diretor Criativo da Ubisoft Brasil. É palestrante frequente em eventos nacionais e internacionais. Leciona na UniRitter, nos cursos de jogos digitais e letras.

Jacira Fagundes é escritora, natural de Porto Alegre/RS. Tem premiação em conto, crônica e poesia visual. Desenvolve diversas atividades em escolas e Feiras do Livro, para professores e público infantojuvenil. Integra a diretoria da Associação Gaúcha de Escritores –AGES,  a União Brasileira de Escritores – UBE, o Projeto Leitor de Rua e a Associação Chico Lisboa. Tem o site http://www.jacirafagundes.com e o blog historiasquepintam.blogspot.com É colunista do Portal www.artistasgauchos.com.br  e do Portal www.minicontos.com.br

 

11h15min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Encontro com os autores:

Marcelo de Abreu Almeida nasceu em fins de 1986 e desde cedo foi apresentado ao mundo dos livros e das histórias. Talvez por isso, na hora de decidir o que fazer na faculdade, tenha divagado entre tantos cursos distintos (como publicidade e direito) e só sossegou quando entrou para as Letras. Em 2014, publicou seu primeiro livro, Thriller Andino. Atualmente, é tradutor de livros e de jogos de videogame, e está iniciando o que espera ser uma longa carreira literária.

Patrícia Langlois é escritora, ilustradora e Arte Educadora. Publicou vários livros como ilustradora. Em 2013 publicou seu primeiro livro como escritora e ilustradora, Tudo que Couber no Coração pela Editora Cuore, livro indicado como finalista do Prêmio AGES Livro do Ano na categoria Infantil. Em 2012 ficou em 1º Lugar no 7º Concurso Literário de Narrativas de Morro Heuter na categoria Conto Infantil. Trabalha também com projetos de Literatura junto as Escolas Estaduais. Em 2014, o projeto de Literatura de sua autoria e coordenação Tecendo Histórias Traçando Ideias recebeu o Prêmio Parceiros da Escrita- AGES/ Sintrajuf na categoria Ação.

 

14h

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Encontro com os autores:

Simone Saueressig nasceu em Campo Bom (RS), em 1964. Estreou na Literatura em 1987, tendo publicado mais de vinte títulos para diferentes públicos e em diferentes gêneros, entre eles a Ficção Científica. Em 2012, seu romance “B9” foi finalista no concurso Argos, promovido pelo Clube de Leitores de Ficção Científica. Em 2010, conquistou o prêmio Livro do Ano – Narrativa Longa, da Associação Gaúcha de Escritores com o romance “aurum Domini – O ouro das Missões” (Artes e Ofícios Editora). Em 2014, publicou “Padrão 20 – A ameaça do Espaço-Tempo” e participou da coletânea “Tu, Frankenstein – II ” ambos editados pela BesouroBox.

Flávia Côrtes nasceu no Rio de Janeiro, onde vive com marido e duas filhas. É escritora e tradutora, com 17 livros publicados para crianças e jovens. É graduada em Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e especialista em Literatura Infantil e Juvenil, pela mesma Universidade. Seus livros têm sido selecionados para diversos projetos de leitura e exposições. Participa, como palestrante, de diversas feiras e eventos literários, onde também ministra oficinas e cursos sobre literatura infantil e juvenil. Em 2014, esteve na Feira do Livro de Bolonha, Itália, como palestrante na mesa “A literatura infantil brasileira”.

 

15h15min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Encontro com os autores:

Nikelen Witter é autora do romance Territórios Invisíveis – finalista do prêmio Argos 2013 – e de vários contos publicados em Antologias – seu conto Mary G. foi finalista do Prêmio Hydra 2014. É professora, historiadora. E, desde 2013 integra o time dos organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica.

A.Z.Cordenonsi é, na verdade, Andre Zanki Cordenonsi, um autor gaúcho de fantasia e aventura. Ele nasceu em 1975 em Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde mora com a mulher, dois filhos, dois cachorros e um terreno cheio de insetos estranhos e seres imaginários. É autor de ficção, com mais de uma dezena de contos já publicados. O seu último romance, “Le Chevalier e a Exposição Universal”, foi publicado pela Editora AVEC (2015). Andre é professor universitário há quase vinte anos, atuando nas áreas de computação e tecnologia.

 

16h30min

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Encontro com os autores:

Ana Cristina Rodrigues tem 30 e mais alguns anos, é mãe de um menino quase hiperativo e casada com um escritor/roteirista de HQs/designer/editor/passarinheiro. É escritora, historiadora, editora, tradutora, professora e funcionária pública. Como escritora, é contista, com mais de 25 contos publicados no Brasil e no exterior. Apesar de por vezes se aventurar na Ficção Científica e no Terror, sua praia é a Fantasia.

Estevão Ribeiro nasceu em Vitória/ES em 1979 e publicou seu primeiro trabalho em quadrinhos no jornal Notícia Agora/ES em 2000, aos 21 anos. Desde lá escreveu roteiros para mais de 900 páginas de histórias em quadrinhos, em parceria de grandes nomes do quadrinho nacional. É autor de dois romances, um livro infantil e escreveu roteiros para TV e curtas metragens. É criador da tirinha Os Passarinhos, publicada em sites e jornais. Ganhou troféu HQMIX com o álbum em quadrinhos Pequenos Heróis (2010), lançado nos EUA em setembro (2012).

 

19h

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Abertura com o escritor Roberto de Sousa Causo: “Evolução da Ficção Científica Brasileira: Tendências e Dilemas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s