Bate-papos dia 08

 

SEXTA, DIA 08 DE JUNHO:

10h

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo

DIA DO ALUNO I 

Bruno Anselmi Matangrano é bacharel em Letras (português e francês), mestre e doutorando em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP/CNPq), dedica suas pesquisas às literaturas simbolista, decadentista e fantástica, escritas em português e em francês, coordenando, com Enéias Tavares, o projeto de pesquisa e extensão História do Insólito na Literatura Brasileira, sediado na UFSM. Desde 2012, é coeditor das revistas Desassossego e Non Plus, da USP, e da coleção O Melhor de cada tempo, da Editora Vermelho Marinho. Tem traduções, ficções e artigos publicados em jornais, coletâneas e revistas e é autor do livro Contos para uma noite fria. 

Marcelo Cortez é formado em Letras pela UFRGS, em 2012, com profissionalização em tradução, roteiro audiovisual e literatura. Como tradutor, atua com jogos de videogame, como GTA, Fallout, Assassin’s Creed, entre outros; como roteirista, trabalha com seriados de animação e jogos; e, como escritor, publicou seu romance em 2014 e numerosos contos em coletâneas, quase todos voltados para o público infanto-juvenil, posteriormente.

—– 

11h10

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo 

DIA DO ALUNO II

Beatrice Witt é formada em Jornalismo pela Unifra, com mestrado em Linguística pela PUC-RS. Também é cantora lírica, cartunista e escritora, tendo publicado já sete livros, entre ficção, fantasia com inspiração nas mitologias grega e nórdica, suspense urbano, com referências a bandas de heavy metal, e histórias em quadrinhos.

Marcelo Laserra nasceu em 1977 e respira tecnologia desde jovem, mas é apaixonado pelos tempos antigos. Comunga com bits e algoritmos enquanto trabalha com Tecnologia da Informação. Em paralelo estuda História, para ajudar o mundo a não incorrer nos erros pregressos e a restaurar as glórias de seus antepassados. É um adepto do RPG e iniciou sua aventura pela escrita em suas primeiras incursões como Mestre de jogo. Leitor voraz, decidiu dar um passo adiante e escrever seu primeiro romance, Sob a Égide, em homenagem ao gênero Steampunk e ao estilo whodunit de Sir Arthur Conan Doyle, uma de suas principais referências. Criou o justiceiro Égide enquanto se divertia reverenciando toda a influência que os mestres contadores de histórias lhe proporcionaram.

—–

14h

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo 

DIA DO ALUNO III 

Jacira Fagundes é escritora, diretora de Literatura Infantil e Juvenil da AGES e Acadêmica na Associação Literária Feminina. Tem 13 livros publicados, a maioria de literatura infantil e juvenil. Coordena o Grupo de Criação Literária no Espaço Metamorfose Cursos, desde 2016. No momento está envolvida na organização da 1ª Coletânea de Contos do Grupo – Pra ver a banda passar… contando histórias de amor –  já agendada para lançamento.  Em 2018, também lançará o infantil A cadeira contadeira por editora de Juiz de Fora (MG).

A. Z. Cordenonsi é pesquisador e professor na UFSM. Apaixonado por tecnologias antigas e mistérios insondáveis, publicou o romance de mistério Guanabara Real – A Alcova da Morte, escrito em parceria com Enéias Tavares e Nikelen Witter, além de Sherlock e os Aventureiros – O Mistério dos Planos Roubados, que explora a juventude do maior detetive de todos os tempos. Também é autor de Le Chevalier e a Exposição Universal, uma ficção de espionagem e aventura na França do século XVIII.

—– 

15h15

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo 

DIA DO ALUNO IV

Carol Chiovatto é tradutora. Mestra e doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa a imagem do feminino transgressor e estereótipos de gênero com bolsa da FAPESP. Está trabalhando com a tradução da série Mundo de Oz, de L. Frank Baum, pela Vermelho Marinho, e com a série O Livro Malazano dos Caídos, de Steven Erikson, pela Arqueiro, entre outros trabalhos, além de ter traduzido Orgulho e Preconceito para a Giz Editorial.

Pablo Morenno é licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. É escritor e editor de literatura para crianças e jovens. Escreve para jornais, revistas e páginas da internet. Recebeu o Prêmio Mario Quintana em Crônica/2006 e Poesia/2007. Seu livro Flor de Guernica foi finalista do Prêmio Açorianos de 2010 e recebeu o Prêmio Livro do Ano de 2010 da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). O mesmo livro, em nova edição, foi selecionado para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha de 2017. Mora em Passo Fundo (RS).

—– 

16h30

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Bate-papo 

DIA DO ALUNO IV

Cristina Pezel é publicitária e mora em Niterói (RJ). É escritora no gênero fantasia, com premiações literárias de contos e poesias. Autora da fantasia para jovens/adultos O mundo de Quatuorian, publicou também o infantojuvenil O mistério da trave, ambos lançados na Bienal do Livro RJ 2017. Na Bienal SP 2018, lança o segundo volume de O mundo de Quatorian – O Retorno do Imperador.

Gladis Berriel vive em Canoas (RS) e é graduada em Letras pela Unisinos. Foi tradutora, revisora e professora de Português e Espanhol. A leitora voraz e apaixonada pela escrita buscou aperfeiçoamento e experiência em oficinas literárias de renomados escritores gaúchos. Começou sua trajetória em 2009, através de concursos literários, obtendo diversas premiações nacionais e participação em várias antologias. Dedica-se à escrita de narrativas curtas e crônicas para público adulto e infantojuvenil.

—– 

19h

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Homenagem póstuma
Douglas Quinta Reis, Mustafá Ali Kanso e Max Mallmann.

Entrega do Troféu Odisseia

Bate-papo de abertura

Thomas Olde Heuvelt é autor de cinco romances e muitos contos fantásticos. Já foi publicado em inglês, chinês, holandês e, agora, em português. Ganhou o Harland Award (prêmio holandês na categoria Melhor Fantasia) em três ocasiões, e o Hugo Award de 2014 na categoria Melhor Conto. Desde sua estreia, aos 16 anos, tornou-se autor best-seller na Holanda e na Bélgica. Considera Roald Dahl e Stephen King os heróis literários de sua infância, que incutiram nele o amor pela ficção macabra. HEX é sua estreia como romancista. O livro chega ao Brasil pela DarkSide® Books, que também promove a visita do autor no país junto ao Dutch Foundation for Literature (DFL).

Christopher Kastensmidt é roteirista norte-americano, radicado em Porto Alegre desde 2001. Participou da criação de 30 games, totalizando milhões de unidades vendidas. É roteirista principal do desenho animado Starlit Adventures (em produção). Também é autor de livros, contos e quadrinhos publicados em vários idiomas. Sua obra mais conhecida é o mundo ficcional A Bandeira do Elefante e da Arara, cujas histórias renderam uma indicação para o prestigioso Prêmio Nebula (EUA).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s