Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2021

REGULAMENTO

A organização da Odisseia de Literatura Fantástica institui o PRÊMIO ODISSEIA DE LITERATURA FANTÁSTICA EDIÇÃO 2021, que será conferido aos melhores livros ou textos publicados por autores de língua portuguesa no ano de 2020.

I – DAS FINALIDADES E DO ALCANCE

O PRÊMIO ODISSEIA DE LITERATURA FANTÁSTICA EDIÇÃO 2021 tem como objetivo dar destaque e visibilidade à produção literária de escritores de língua portuguesa nos gêneros FANTASIA, HORROR e FICÇÃO CIENTÍFICA, incentivando a leitura e a produção escrita, além de colaborar para uma efetiva divulgação das obras desses autores. O prêmio será concedido na modalidade CRÍTICA por um grupo de jurados.

II – DA PERIODICIDADE, DOS HABILITADOS A CONCORRER E DAS CATEGORIAS.

1. Serão considerados habilitados a concorrer os livros publicados no ano imediatamente anterior ao do processamento da escolha, no presente regulamento serão considerados os livros editados em 2020, em primeira edição, impressos ou digitais, conforme ficha catalográfica.

2. Não há limite de número de obras inscritas por autor.

3. Os concorrentes poderão se inscrever em 9 categorias: narrativa longa horror, narrativa longa fantasia, narrativa longa ficção científica, narrativa curta horror, narrativa curta fantasia, narrativa curta ficção científica, capa e projeto gráfico de horror/fantasia/ficção científica, quadrinhos fantásticos de horror/fantasia/ficção científica, narrativa longa literatura juvenil de horror/fantasia/ficção científica.

4. Antologias de um único autor ou coletivas não serão aceitas na inscrição das categorias narrativa curta horror, narrativa curta fantasia e narrativa curta ficção científica. Aceitaremos apenas inscrições de contos individuais nas categorias narrativa curta horror, narrativa curta fantasia e narrativa curta ficção científica. Os contos podem ou não ser parte integrante de uma antologia individual ou coletiva.

5. Na categoria capa e projeto gráfico de horror/fantasia/ficção científica podem ser inscritas antologias de contos (de um único autor ou coletivas) e narrativas longas de horror, fantasia e ficção científica.

III – DA PREMIAÇÃO

1. A cada um dos vencedores das categorias do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2021 será concedido um troféu, criado pelo artista plástico Lucas Strey, que será enviado via correio após o evento. O evento de Premiação Odisseia de Literatura Fantástica 2021 será virtual com previsão de realização no dia 03 de outubro de 2021.

1.1. Caso um livro que contenha mais de um autor seja o vencedor do Prêmio, o troféu será entregue ao autor responsável pela inscrição.

1.2. Obras indicadas nas nove categorias receberão certificado digital via e-mail.

III – DO SISTEMA DE ESCOLHA E DOS PRAZOS

1. Serão escolhidos até três finalistas em cada categoria pelos jurados do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2021, composto pelos escritores Ana Lúcia Merege, Duda Falcão, Kamila Kaihatsu, Kátia Regina Souza, Lu Ain-Zaila, Luciana Minuzzi, Luís Maurício Azevedo e Nathália Xavier Thomaz. Os vencedores em cada categoria serão revelados em evento virtual no último trimestre de 2021.

2. Os casos omissos deste regulamento serão decididos, de forma administrativa, soberana e irrecorrível, pela Organização do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2021.

IV – DAS INSCRIÇÕES

1. O ato da inscrição deve ser realizado pelo autor ou por editora que o represente, por meio da entrega de um arquivo em PDF contendo a obra completa (livro ou conto), arquivos com capa e contracapa (podem ser fotografias da capa e da contracapa), comprovante da taxa de pagamento de R$ 55,00 (cinquenta reais), via e-mail.

2. No título do e-mail deve constar: Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2021. No corpo do e-mail devem conter as seguintes informações:

A. Categoria em que o concorrente está se inscrevendo (somente uma por inscrição/e-mail).

B. Nome completo do autor e pseudônimo se tiver.

C. Se for Narrativa Longa informe o título do livro. Se for Narrativa Curta informe o título do conto.

D. Número do ISBN, ISSN, ASIN ou DOI.

E. Endereço completo do autor ou da editora que inscreveu a obra.

3. O preenchimento de dados incorretos acarretará na desclassificação do concorrente. A obra pode ser desqualificada se a informação do número de ISBN ou ASIN for falsa, se a publicação for anterior ao ano de 2020 ou corresponder ao ano de 2021 e se ao enviar o e-mail de inscrição não for encaminhado o comprovante com o depósito da taxa.

4. É de responsabilidade do autor consultar a editora antes de inscrever a obra. Duas inscrições ou mais da mesma obra não terão taxas devolvidas.

5. Os arquivos e as informações deverão ser encaminhados para o e-mail: dudawfalcao@gmail.com

6. Após o término do concurso todos os arquivos em pdf enviados pelos concorrentes serão deletados.

7. O valor de R$ 55,00 por livro ou conto inscrito, a título de taxa de inscrição, deverá ser depositado na seguinte conta bancária:

Banco do Brasil:

Agência 3334-0

Conta Corrente: 14.709-5

Em nome de Carlos Augusto Falcão Filho

CPF: 804.456.080-72 (Para transferir via PIX utilize o mesmo CPF).

8. As inscrições deverão ser realizadas no período de 08 de dezembro de 2020 a 30 de abril de 2021. Não serão aceitas inscrições após esse período. Taxas pagas após esse período não serão devolvidas.

Porto Alegre, 08 de dezembro de 2020.

Organização do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020: Duda Falcão.